Museu Carlos Machado promove exposição “O Banco dos Açores”

O Museu Carlos Machado inaugura amanhã, dia 5 de julho, no Núcleo de Arte Sacra, em Ponta Delgada, uma mostra expositiva intitulada “O Banco dos Açores”. A mostra, que estará patente até 30 de setembro, resulta de um protocolo entre o Museu Carlos Machado e o Banco Santander Totta, que adquiriu os ativos do ex-BANIF, que sucedeu ao Banco Comercial dos Açores.

A iniciativa pretende dar a conhecer o acervo do percurso do primeiro banco açoriano e a relevância que teve para o desenvolvimento e o progresso económico e social do arquipélago. Fragmentos da sua existência que, desde 2002, se encontravam em exposição no Espaço Museu, no edifício sede do Banco Santander Totta, em Ponta Delgada, prevalecem no acervo patrimonial da instituição.

Atendendo à necessidade de renovação do espaço, foi estabelecido um acordo entre o banco e o museu para a transferência temporária do acervo, a título de depósito, no sentido de preservar o património documental do Banco Comercial dos Açores.

Neste sentido, a realização desta mostra procura garantir uma maior visibilidade do espólio junto de novos públicos.

A exposição desenvolve-se respeitando o percurso cronológico e o acervo expositivo já existente, apresentando-os com uma museografia contemporânea.


PUB