Patrulha Zaire presta apoio logístico nas Ilhas Selvagens

O navio patrulha Zaire, atualmente atribuído ao dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira desde o início de abril, efetuou no período de 3 a 5 de julho de 2017 mais uma missão de apoio logístico à Autoridade Maritima nas ilhas Selvagens.

O NRP Zaire efetuou o transporte de aproximadamente sete toneladas de material utilizado no projeto de melhoria das infraestruturas e das condições para o exercício da autoridade de Estado naquela região do território nacional.

O navio concretizou também a rendição dos vigilantes e biólogos do Instituto das Florestas e Conservação Natureza na Reserva Natural das ilhas Selvagens, dos agentes da Polícia Marítima do Posto do Comando-local da Polícia Maritima do Funchal nas ilhas Selvagens, e do militarizado em funções na extensão da Repartição Marítima do Funchal nas Selvagens.

Durante a missão o NRP Zaire concretizou igualmente vigilância e patrulha nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, com vista à deteção de eventuais atividades de imigração ilegal, atividade essa que é exercida no âmbito dos compromissos assumidos por Portugal junto da agência europeia FRONTEX através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. O patrulha Zaire realizou também fiscalização marítima dirigida a embarcações em atividade da pesca nas áreas marinhas protegidas das Ilhas Selvagens, no âmbito do acordo de pesca Portugal-Espanha.