Funchal tem 30 novos oleões na Baixa da cidade

A Câmara Municipal do Funchal instalou, este mês, 30 novos oleões públicos nos ecopontos da Baixa da cidade, que vêm, desta forma, multiplicar os locais de deposição de óleos alimentares usados para todos os munícipes, um tipo de resíduos em relação aos quais as pessoas ainda se deparam com dificuldades para proceder a uma deposição seletiva correta. É nessa sensibilização que a Autarquia pretende investir.

O Município do Funchal tinha ao dispor da população, até agora, cinco oleões para a deposição de óleos alimentares usados e, no ano de 2016, foram recolhidos 910kg deste tipo de resíduos. Estes foram agora renovados, com a instalação de 30 novos oleões, num reforço significativo desta recolha seletiva, com o intuito de que os munícipes adquiram o hábito de depositar os seus óleos alimentares usados de uma forma correta, sustentável e amiga do Ambiente.

Refira-se que, até ao fim de setembro, a Autarquia tem em curso a “Campanha de Recolha de Óleos Alimentares Usados – Por uma Causa Ambiental e Social”, em parceria com a Óleotorres e o Grupo Sousa, e que tem como objetivo mobilizar os funchalenses para este tipo de reciclagem de resíduos e, ao mesmo tempo, apoiar uma causa social. Neste caso, a quantidade de resíduos recolhidos será convertida num apoio financeiro que será atribuído à Fundação Cecília Zino, uma instituição de Solidariedade Social do concelho que apoia crianças desfavorecidas.

A Autarquia enaltece que a campanha é um primeiro passo para envolver a população e chamar à atenção para a importância deste tipo de recolha, sublinhando esta conjugação de vontades, que alia duas causas tão essenciais, como a ambiental e a social. Apela-se, por isso, a toda a população para que participe e deposite estes resíduos nos oleões da cidade, também porque, quanto maior for a quantidade de resíduos recolhidos, maior será a ajuda à Fundação Cecília Zino.


PUB