Investigação Translacional e Inovação em Oncologia discutida em Coimbra

O workshop intitulado “Nutrition, obesity, physical activity & cancer” vai reunir em Coimbra, até 9 de setembro, investigadores e profissionais de saúde de Portugal, Espanha e França.

O evento decorre na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no Polo das Ciências da Saúde (Polo III), e é organizado pelos parceiros portugueses que integram o projeto ONCONET SUDOE, da Rede Europeia de Investigação Translacional e Inovação em Oncologia.

A FMUC é parceira desta rede, integrando o projeto ONCONET SUDOE, cofinanciado pelo Programa “Interreg Sudoe” através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e com um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

Dirigido a investigadores e profissionais de saúde, este workshop, de elevada importância para todos os parceiros do projeto ONCONET SUDOE e para a comunidade médica e científica nacional e europeia, conta com a participação de vários responsáveis por unidades hospitalares, universidades, centros de investigação e associações de todo o país, bem como entidades oficiais da área da Saúde.

O projeto ONCONET SUDOE é liderado pela Université Toulouse III Paul Sabatier (França) e pretende estabelecer uma rede de excelência no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, terapia e utilização das tecnologias de informação na área da Oncologia.

Entre os aspetos inovadores do projeto destacam-se a avaliação do impacto da investigação translacional na evolução das práticas clínicas (investigação, tratamento, cuidados primários e cuidados continuados), o estabelecimento de condições médicas e económicas necessárias para garantir a igualdade de assistência ao doente e a igualdade de acesso à inovação terapêutica.