Navio patrulha “Douro” realiza treino de busca e salvamento marítimo com helicóptero da FAP

A mais recente unidade naval da Marinha, o navio patrulha costeiro “Douro” , realizou um treino de busca e salvamento marítimo com o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) sediado em Porto Santo.

Com a realização deste exercício foi possível assegurar o adestramento contínuo da guarnição do navio para operações de voo com helicópteros e o adestramento das tripulações do EH-101 de Porto Santo, bem como o treino de operações conjuntas entre a Marinha e a Força Aérea na vertente da busca e salvamento marítimo. Este tipo de operações são realizadas durante o dia e durante a noite, sendo treinados os procedimentos de transferência de feridos e náufragos através de maca com auxílio de um recuperador da FAP.

O NRP Douro integra o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo, contribuindo simultaneamente para o esforço de fiscalização marítima na região.

Esta classe de navios está igualmente preparada para apoiar os órgãos de proteção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofe naturais e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar.


PUB