Recomendações da Proteção Civil à população

Face às condições meteorológicas previstas para as próximas horas, e de acordo com os Avisos Meteorológicos emitidos pelo IPMA, o Serviço Regional de Proteção Civil reitera a adoção das necessárias medidas preventivas nomeadamente que cumpram com as recomendações;

Chuva Forte:

Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.

Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho.

Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.

Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.

Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.

Vento Forte:

Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.

Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica.

Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

Agitação Marítima:

Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias). Nas zonas em risco de erosão costeira, a população deverá tomar atenção à eventual afetação de edifícios (habitações, estabelecimentos comerciais, apoios de praia, etc.), localizados junto à costa.

No site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – se mantém permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.


PUB