Europeu de RS:X junta mais de 200 atletas na Madeira

A Madeira acolhe, entre 24 de fevereiro e 01 de março de 2012, o campeonato da Europa da Classe Olímpica de vela RS:X, que junta mais de 200 participantes de 30 nacionalidades.

Na apresentação da prova, hoje em Lisboa, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, considerou que o evento vai mostrar “a força de vela em Portugal e no mundo”.

Um dos participantes no evento, que terá sete dias de regatas, é o madeirense João Rodrigues, que compete em europeus há 20 anos consecutivos e faz parte do grupo de atletas portugueses com mais presenças em Jogos Olímpicos, cinco.

“Para mim, poder competir na Madeira é a cereja no topo do bolo. Sempre quis trazer um evento deste tamanho ao nosso país. É uma honra poder competir nas águas onde aprendi a velejar e na terra onde nasci”, afirmou.

O velejador lembrou que o facto de o campeonato ser importante para o apuramento dos Jogos Olímpicos lhe dá “um impacto acrescido”.

A prova, organizada pelo Clube Naval do Funchal (CNF), pretende fomentar a modalidade na região e dar a conhecer as condições da Madeira para a prática da modalidade.

“A Madeira é dos únicos sítios na Europa que tem ótimos campos de regata durante todo o ano”, disse a presidente do CNF.

Mafalda Freitas referiu que alguns atletas devem chegar em janeiro “para se adaptarem às condições da Madeira” e acrescentou que “está a ser preparado um programa com várias atividades em terra, como por exemplo simuladores de prancha à vela”.


PUB