Estado deve assegurar manutenção da infra-estrutura de triagem e necrotério

O Representante da República, Ireneu Barreto, recebeu hoje em audiência a direcção do SANAS. Sobre a mesa esteve a manutenção da infra-estrutura de triagem e necrotério, situada por debaixo da pista do Aeroporto.

Viemos hoje pedir ao senhor Representante da República para interceder perante o governo central para ver qual é a possibilidade de termos apoios de forma a manter aquela infra-estrutura operacional a 100%”, frisou Paulo Rosa Gomes, à saída da audiência.

O presidente do SANAS reforçou, ainda, que o espaço de triagem e necrotério está sob a tutela do Ministério da Justiça, razão pela qual o Estado deve assegurar a sua manutenção.

Segundo Paulo Rosa Gomes, a manutenção do referido espaço representa um custo mensal de cerca de 700 euros. “O SANAS como instituição de socorro não tem capacidade para manter aquela infra-estrutura a 100%”, sublinhou.

Paulo Rosa Gomes indicou, também, que o Representante da República mostrou interesse no assunto. “O senhor dr. Juiz Conselheiro mostrou-se muito interessado, tendo ficado combinado uma visita ao local”, sublinhou.

O referido espaço foi cedido pela ANAM ao SANAS, o qual está responsável pela parte de gestão do centro de salvamento e pela parte de triagem e necrotério. “Esta infra-estrutura está preparada para acudir as situações de emergência, como por exemplo os acidentes aeronáuticos, bem como catástrofes que aconteçam na Região, como foi o caso da intempérie de 20 de Fevereiro”, apontou o presidente do SANAS.

Aquele responsável assegurou, ainda, que o SANAS está operacional em termos de meios de socorros marítimos. “Logicamente que atravessamos uma fase menos boa, à semelhança do que acontece com as restantes associações. Mas, estamos a tentar enfrentar a crise, arranjar mecanismos de forma a se manter os actuais padrões de qualidade e de eficiência em termos de socorro”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]


PUB