Parque de Gestão de Resíduos em nova fase

O Parque de Gestão de Resíduos foi concessionado à empresa Madeira Cartão por um período de 10 anos.

Mediante concurso público, a EIMRAM – Empresa Intermunicipal da Região Autónoma da Madeira – Investimentos e Serviços Intermunicipais (EEIM) contratualizou recentemente nova concessão da exploração do Parque de Gestão de Resíduos, anteriormente designado de Parque de Sucatas. A abertura do referido parque, situado no Vasco Gil, na freguesia de Santo António, aconteceu esta tarde

Segundo destacou Roberto Silva, a concessão, entregue à empresa Madeira Cartão, assenta em novas metodologias de organização e funcionamento do Parque de Gestão de Resíduos e interlocução com os Municípios da Região.

Esta é uma nova fase para este Parque de Gestão de Resíduos, que desde a primeira hora foi definido pelas câmaras como um espaço importante para um problema gravíssimo que é o tratamento das sucatas e outras situações afins, cuja gestão era complicada fazer município a município”, apontou o presidente do conselho de administração da EIMRAM.

A referida concessão, que durará dez anos, podendo ser prorrogada por mais dois, tem por objecto a operação de gestão, com armazenamento, triagem e valorização, dos resíduos e das viaturas em final de vida, entregue por particulares e pelos serviços das várias autarquias da Região.

Assim, a concessão abrange a gestão dos seguintes resíduos: baterias; pilhas; pneus; óleos usados excluídos os alimentares; resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE’s); veículos em final de vida; metais ferrosos e não ferrosos; e demais resíduos derivados do desmantelamento das viaturas e máquinas.

Roberto Silva frisou, ainda, que a Madeira Cartão paga uma renda mensal de 5500 euros por aquele espaço. “Além desta receita, que é importante para a EIMRAM, o que está aqui em causa é que a empresa no seu caderno de encargos compromete-se, por exemplo, a ir a cada um dos municípios fazer a recolha e trazer. Por sua vez, os próprios municípios também podem entregar directamente no parque os resíduos sem que haja custos acrescidos”, destacou.

Refira-se que o Parque de Gestão de Resíduos é composto por quatro plataformas, designadamente: parqueamento das viaturas removidas nos diversos concelhos da Região e báscula de pesagem dos resíduos; armazenamento de pneus/vidros, resultante do desmantelamento dos veículos em fim de vida; armazenamento e prensagem de sucata ferrosa e não ferrosa; e área coberta para depósito dos REEE’s e despoluição e desmantelamento de veículos em fim de vida.

O referido espaço dispõe de uma linha verde (800208892), sendo o horário de funcionamento de segunda a sábado entre as 08h00 e as 20h00.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger