Portugal deverá receber cerca de 20 mil toneladas de resíduos

Portugal deverá receber cerca de 20 mil toneladas de resíduos provenientes de Itália ao longo de um ano, depois de um primeiro navio, com cerca de 2.700 toneladas, ter chegado na passada sexta-feira. Estes resíduos vão ser depositados no CITRI – Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais, instalado no Parque Industrial da SAPEC, na zona industrial da Mitrena, em Setúbal.

Segundo um comunicado do CITRI, um operador italiano obteve autorização e licença das autoridades ambientais portuguesas e italianas para enviar até 20 mil toneladas de resíduos classificados como sendo de “baixo risco e sem perigosidade (equivalentes ao lixo produzido nas habitações)”, para o aterro da zona industrial da Mitrena.

De acordo com dados disponibilizados pelo CITRI, no ano passado Portugal importou cerca de “133 mil toneladas de resíduos”, dos quais cerca 90 mil toneladas para eliminação por coincineração, com aproveitamento energético nas cimenteiras.

O CITRI refere também que o ano passado Portugal também exportou cerca de 200 mil toneladas de resíduos para outros países da União Europeia, dado que não existe capacidade de tratamento para esses resíduos em território nacional.

Segundo o mmesmo comunicado, a movimentação transfronteiriça de resíduos na União Europeia é uma actividade normal, obedece a uma legislação rígida. Diz também que este tipo de actividade é comum na Europa, onde circulam aproximadamente 20 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Entretanto, a Câmara Municipal de Setúbal anunciou que vai questionar o Ministério do Ambiente sobre este caso.

Pin It on Pinterest