Quatro concelhos sem Carta de Risco

Santana, São Vicente, Porto Moniz e Ribeira Brava ainda não possuem uma Carta de Risco.

O concelho de Santana vai receber, nos dias 10 e 11 de Novembro, o II Fórum Intermunicipal de Intercâmbio de Experiências em Prevenção de Riscos.  Este fórum contará com quatro paineis, designadamente: Gestão de Emergências e Crises; Mecanismos de Resposta às Emergências – Experiências nas RUP´S; Instrumentos de Prevenção em Desastres Naturais; e Uma Mesa Rodonda: Riscos e Cidadania. Os referidos paineis estarão a cargo de diversos elementos das Canárias, Madeira e Açores.

O referido evento enquadra-se nas actividades preconizadas para o projecto PREMUMAC – Preparação dos Municípios para Situações de Catástrofes, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013, sendo um projecto em parceria entre a Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM) e as suas congéneres das Canárias (FECAM – Federação Canárias de Municípios) e dos Açores (AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores).

No âmbito daquele projecto será distribruído, a partir de amanhã, um guia destinado aos cidadãos com recomendações perante situações de crises mais prováveis. Ao todo serão distribuídos cerca de 250 exemplares, onde se incluiem as escolas. O referido guia também estará disponível na internet.

Registe-se que na Madeira foram quatro os municípios que se associaram ao Projecto PREMUMAC, designadamente Santana; São Vicente; Porto Moniz; e Ribeira Brava. “Estes quatro municípios não tinham ainda carta de risco, por isso foram incluídos no PREMUMAC”, explicou Manuel Baeta, hoje durante a apresntaçãeo do II Fórum Intermunicipal.

O presidente da AMRAM complementou, ainda, que o referido projecto prevê a elaboração de planos de emergência municipais de protecção civil e cartas de risco.  “Só podiam estar incluídos no PREMUMAC quatro municípios, por uma questão de verba, por isso optamos por aqueles que ainda não tinham um plano de emergência nem uma carta de risco”, reiterou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

 

Pin It on Pinterest