LVII Regata/Almoço “Malta do Calhau”

O Clube Naval do Funchal promoveu hoje, na sua sede social, na Quinta Calaça, mais uma Regata/Almoço da Malta do Calhau.

Inicialmente propensa a temáticas respeitantes às actividades náuticas, esta LVII edição teve um convidado ligado sobretudo a iniciativas promovidas em terra firme, Samuel Pestana, Director Executivo da Agência de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (A.D.E.R.A.M.).

Pretendeu-se assim, por um lado, estender o âmbito destes convívios mensais a sectores temáticos igualmente pertinentes social e culturalmente, e por outro, conhecer de forma mais pormenorizada a acção da ADERAM.

Foi, indubitavelmente, um convívio muito enriquecedor, pois Samuel Pestana fez questão de explicar toda a envolvência do “seu” organismo, sem furtar-se às questões colocadas pelos restantes comensais.

As razões que conduziram à criação da ADERAM, em Junho de 1999, num contexto de debate da regionalização a nível nacional onde a Madeira “dava cartas”, foi o estabelecimento de uma entidade com capacidade técnica, financeira e jurídica para aplicar projectos que ultrapassassem as fronteiras municipais e beneficiassem toda a Região. Estruturas que, na altura, existiam em diversos países da Europa, tendo sido criadas 17 no rectângulo continental português.

Projectos de dinamização da tapeçaria, bordado, vinho, vimes, de acção junto dos carreiros do Monte, reestruturação do Pico dos Barcelos (a iniciar em breve), recuperação de veredas e levadas, especialmente no pós-20 de Fevereiro, enfim, dezenas de projectos de interesse público. Em suma, uma excelente aula.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest