Adesão à greve está aquém das expetativas

Há mais grevistas que em 2010, mas a USAM diz que os números estão aquém das expetativas.

A adesão à greve geral, de 24 de Novembro, na Região Autónoma da Madeira, ronda os 25%. Álvaro Silva, presidente da União de Sindicatos, refere que os números, apesar de superiores aos verificados em 2010, estão aquém das expetativas.

“Os trabalhadores da Madeira não corresponderam ao apelo lançado pela União. Os tempos são muito difíceis e não compreendemos o porquê. Os trabalhadores têm os seus motivos, os seus direitos, mas não nos podem acusar, a nós sindicatos, de não termos informado e explicado os motivos desta greve”.

Ainda assim, alguns milhares de madeirenses, na área da saúde, da educação e dos transportes, aderiram à greve. O Aeroporto Internacional da Madeira é um dos melhores exemplos. “Podemos dizer que a nossa ilha está praticamente isolada”. O movimento nos Portos do Funchal é visivelmente reduzido.

O dirigente sindical acrescentou que resta esperar pelo turno da tarde, por volta das 16h30, para aferir os novos números da Greve Geral. “Estamos muito tristes, muito desiludidos, com os números verificados da parte da manhã”.

Perder um dia de salário pode ter pesado na escolha dos trabalhadores, mas também o medo e a pressão feita pelas entidades patronais e pelas associações comerciais evitou uma participação em massa.

“Informamos os trabalhadores para as medidas que o Governo se prepara para aplicar, como sejam os cortes nos subsídios de Natal e de Férias. E, por tudo isso, valia a pena perder um dia de salário, para depois assegurar os direitos conquistados ao longo dos anos”.

Para as declarações proferidas em frente ao Banco de Portugal, no Funchal, juntaram-se muitos outros sindicalistas madeirenses. Mas à parte dos cartazes e das palavras de revolta manifestadas ao megafone, para pouco mais de uma centena de ouvintes, o dia aparenta grande normalidade.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest