Modernização do sector do bordado é prioritária

Manuel António defendeu hoje que o sector do bordado precisa de se modernizar, sendo necessário a criação de um novo modelo de gestão.

É mais fácil dinamizar o sector do Vinho Madeira, o qual regista uma visível modernização e um aumento de procura, do que o sector do bordado.
“Há uma diferença no modelo de gestão das empresas de um e de outro sector. O sector do vinho tem um volume financeiro claramente superior ao sector do bordado, mas tem menos agentes económicos”, destacou Manuel António Correia.
Segundo apontou o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, o sector do Vinho Madeira vale cerca de 15 milhões de euros por ano na parte comercial e tem oito empresas, enquanto que o sector do bordado tem muito menos volume financeiro de negócios e tem muitas mais empresas.
“Isto quer dizer que as empresas do bordado são muito mais pequenas, mais artesanais e que precisam de se modernizar. Por isso, é necessário mudar o modelo de gestão das empresas do sector do bordado. Enquanto que o sector do vinho, sendo claramente tradicional, em termos de gestão é dos mais modernos e inovadores que a Madeira tem”, afirmou o governante.
No entanto, Manuel António frisou que o trabalho de articulação com as várias entidades e as empresas tem feito com que os “sinais de modernização” no sector do bordado ” já sejam visíveis”.
O governante falava, esta tarde, à margem da cerimónia de abertura do I Festival do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira, que se prolonga até este domingo no Instituto do Vinho, sito na Rua 5 de Outubro.
O referido evento possui um programa diversificado, onde se inclui provas de vinhos das empresas participantes, exposição de bordado e artesanato da Madeira, demonstração de arte de bordar e um atelier de artesanato.
Poderá consultar todo o programa do  Festival do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira na página: http://www.vinhomadeira.pt/Files/Billeder/IVBAM/Newsletter/programaalto.jpg.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest