Produção de mel rende 500 mil euros por ano

A Região Autónoma da Madeira produz 500 mil euros de mel por ano. O objectivo é aumentar a produção.

Começou hoje, no concelho de São Vicente, a II Feira do Mel. Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, exortou os apicultores a produzirem mais e melhor, sem nunca esquecer as dificuldades inerentes à actividade apícola. “É um trabalho de risco, mas é um trabalho útil e necessário para a economia da Madeira”.

O governante observou ainda que vivemos tempos difíceis, mas que temos de reagir, e uma das melhores formas de reagir é aumentar a nossa produção.

“Diria mesmo que temos de travar e ganhar a batalha da produção, porque só produzindo bens e produtos transaccionáveis é que sustentamos a nossa economia, diminuímos as importações e até aumentamos, em alguns casos, as exportações”.

O mel rende cerca de 500 mil euros por ano para a economia regional, mas o objectivo da Secretaria do Ambiente é duplicar ou triplicar a produção. E, para tal, estão criadas todas as condições.

“Penso que a Madeira não produz menos de 50 toneladas de mel por ano. O que a uma média de 10 euros ao quilo, equivale a 500 mil euros por ano. Mas penso que podemos ir mais longe, isto porque tem havido um aumento dos apicultores registados e há um investimento grande em novas colmeias”.

O sector agrícola da Madeira, nas suas várias vertentes, torna-se cada vez mais atractivo. E, neste contexto, Manuel António deixou um apelo à certificação. “O produto Marca Madeira tem qualidades claramente melhores que os seus concorrentes”. E não basta uma atenção por parte dos produtores, mas também por parte dos consumidores, sejam públicos, sejam privados, que devem estar despertos para o que se faz na região.

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente explicou que a iniciativa, para além de promover o mel e o trabalho desenvolvido pelos apicultores, visa aproximar os consumidores dos produtos regionais e locais. Existe, através desta II Feira do Mel, uma maior dinâmica de comercialização.

As propriedades terapêuticas do mel são amplamente conhecidas. E aqui na Madeira, mais do que os benefícios para a saúde, verifica-se uma grande procura para a confecção da conhecida poncha.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB