Fado considerado Património Imaterial da Humanidade

O Fado foi, finalmente, considerado Património Imaterial da Humanidade.   

Depois de muitas horas de espera foi anunciado há pouco em Bali, na Indonésia, que a canção portuguesa, Fado é Património Imaterial da Humanidade. A canção nacional foi considerada Património Imaterial da Humanidade pelos membros do comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura reunidos em Bali, na Indonésia.

O Fado é a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal. De salientar que a Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado levou a cabo esta candidatura que envolveu a comunidade artística do Fado, congregou instituições e reuniu o consenso de todos os partidos políticos. A candidatura do Fado tornou-se uma causa nacional e a inclusão do Fado na lista representativa do Património Cultural Imaterial é uma vitória de Portugal.

Assim, o plano de salvaguarda já em curso permitirá preservar e salvaguardar as memórias da canção urbana de Lisboa, através da criação de uma rede integrada de arquivos, de um Arquivo Digital de Fonogramas de Fado, de um Programa Educativo muito abrangente, de um vasto plano de edições (edição de fontes históricas, poéticas, críticas e musicais) e da criação de Roteiros de Fado.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest