168 casos de doentes com Sida na Região

O número foi avançado por Maurício Melim no âmbito da iniciativa “Sentir o Calor de um Abraço”.

Segundo fez saber Maurício Melim, desde 1983 cerca de 504 pessoas estão infetadas com o vírus VIH (o que não significa que as pessoas tenhas Sida. Apenas foram infetadas e não têm sintomas da doença) sendo que a maioria são indivíduos do sexo masculino – por cada mulher existe quatro homens infetados.

A Madeira regista neste momento 168 casos de doentes com Sida e desse número já faleceram 67 indivíduos. Do universo de doentes, a maior parte são jovens adultos, heterossexuais, sendo que vivem predominantemente no Funchal, seguido do concelho de Câmara de Lobos e Santa Cruz.

O presidente do conselho de administração do IASAUDE falava à margem da iniciativa “Sentir o Calor de um Abraço”, que se realizou hoje de manhã no centro comercial Dolce Vita e que contou com a participação de Maurício Melim, Carlos Andrade e Rafaela Fernandes.

Segundo adiantou, “enquanto nos países ocidentais há uma diminuição do número de casos na Região ainda se verifica um número crescente” devido em parte ao regresso de emigrantes em estado terminal.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, Maurício Melim sublinhou a importância da deteção precoce da doença. “Iniciar o tratamento antes dos sintomas é um caminho importante a precorrer de forma de evitarmos a evolução da doença”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB