Natal na Calheta sofre redução de 40%

1200 alunos da Calheta celebraram o Natal, com direito a uma prenda simbólica.

A Calheta organizou hoje, no Clube Desportivo dos Prazeres, a festa de Natal para os vários estabelecimentos de ensino do concelho. Cerca de 1200 crianças receberam uma prenda simbólica.

Manuel Baeta explicou que, apesar dos tempos serem de contenção, o gesto responde a algumas carências da população. “Infelizmente aqui, como em todo o lado, existem famílias carenciadas.

E se não for o presente de Natal da Câmara, pode não haver presente para as crianças”. Sendo quase certo que no próximo ano, com os cortes nas transferências do Orçamento do Estado, vai ser mais difícil assegurar determinadas actividades natalícias e não só.

Ao todo, nestas festivadades de Natal, foram investidos 30 mil euros, o que significa uma redução de 40% em relação ao ano transacto. Não se trata de um montante avultado porque, conforme explicou o autarca, a Calheta tem 8 freguesias geograficamente dispersas.

“Estávamos habituados a outro tipo de festas e de eventos no concelho, mas naturalmente que esta nova realidade económica que estamos a viver, fez com que fizessemos as coisas com mais rigor”.

O evento serviu também para a entrega do galardão Bandeira Verde, uma forma de distinção e reconhecimento por parte da Associação Bandeira Azul, às onze escolas existentes no concelho.

“Mais um pleno” no que se refere à promoção das boas práticas ambientais, observou João Correia, director regional do Ambiente, acrescentando que o objectivo é que, em 2012, todas as escolas estejam integradas neste programa ambiental.

A festa contou ainda com a participação do Secretário Regional de Educação e Recursos Humanos, que destacou o trabalho realizado nas escolas e o empenho dos jovens alunos. “Através das crianças podemos chegar às famílias. O que elas aprendem na escola, pequenos hábitos, transmitem em casa”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB