Roteiros Turísticos são para continuar em 2012

Os Roteiros Turísticos promovidos pela direcção regional dos Assuntos Culturais vão continuar em 2012.

No âmbito do projecto Roteiros Turísticos, promovido pela direcção regional dos Assuntos Culturais, realizou-se esta manhã, o último roteiro deste ano, denominado “Funchal – O Natal e o Fim do Ano”, cuja partida teve lugar no Museu Quinta das Cruzes.

Em declarações ao CidadeNet Cora Teixeira, uma das guias da visita explicou que o roteiro tem início no Museu Quinta das Cruzes, passando depois pela Igreja e Convento de Santa Clara,  Museu Casa Frederico de Freitas e culmina no Museu de Arte Sacra.

O objectivo destas visitas guiadas é que a população e os turistas se envolvam e explorem a iconografia alusiva à quadra natalícia.

Os roteiros segundo explicou Filipe Bettencourt, técnico superior da direcção de serviços do património cultural, são realizados tendo em conta as festividades que a Madeira celebra, nomeadamente o Natal e o Fim do Ano .

“No ano passado fizemos os roteiros que são alusivos às diferentes festividades e agora começamos novamente com o roteiro do Natal denominado “O Natal e o Fim do ano”, depois em Fevereiro teremos outro roteiro dedicado ao carnaval, “O imaginário e o fantástico na cidade”, de seguida o roteiro da Festa da Flor, o da Feira do Livro, o Festival de Música, o Rali, a Festa do Vinho, com o roteiro “O Vinho e a Cidade” e por fim concluímos com o Roteiro “O Natal e o Fim do Ano”, esclareceu.

Sobre o perfil das pessoas que escolhem fazer estes roteiros são por norma madeirenses, no entanto, já começam a aparecer alguns turistas refere Cora Teixeira, “temos de tudo, já tivermos crianças de 10 anos, reformados que aproveitam os tempos livres para conhecer um pouco do seu património e agora começam a aparecer alguns estrangeiros”.

Os roteiros nestes moldes ocorrem desde 2010 e são roteiros que levam à descoberta de pormenores sempre relacionados com as festividades realizadas na Madeira.

“Na Jornadas do Património em Setembro de 2010 começamos aí com uma serie de visitas com o urbanismo em que demos a conhecer os roteiros do século XV e XVI, XVII, XVIII, XIX e XX nomeadamente “Funchal a Cidade da Descoberta”, “Funchal a Cidade fortificada” e Funchal a Cidade Moderna” e o roteiros dos Jardins do Funchal, tem sido um sucesso”, declarou Cora Teixeira.

Recorde-se que o sucesso destes 12 roteiros foi reconhecido na passada semana com a atribuição de um prémio da Associação de Museologia de Portugal na categoria de melhor informação turística para o visitante.

Se estiver interessado em inscrever-se nos roteiros de 2012 deve estar atento aos meios de comunicação social, jornais e rádio, ou então pode inscrever-se no site: www.turismocultural-macaronesia.com.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest