IVBAM lança desafio à restauração

O concurso “Madeira à Sobremesa” vai promover as harmonizações entre o Vinho Madeira e as sobremesas.

O IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira apresentou hoje o concurso “Madeira à Sobremesa”.

Este tem como objectivo “promover o Vinho Madeira junto da restauração e dos seus públicos, valorizando as suas características únicas e o enorme potencial deste singular vinho para acompanhar com sobremesas”, observou Paula Cabaço, responsável por aquele instituto público.

Os restaurantes têm agora até o dia 4 de Janeiro para apresentar as suas propostas, sendo que as inscrições são gratuitas e acabam, em última análise, por contribuir para a promoção de cada espaço.

O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, acrescentou mesmo que mais do que um desafio aos restaurantes, é um desafio proposto a todos os consumidores madeirenses.

“Isto é um desafio aos consumidores e subjacente a este desafio está uma razão económica e uma razão cultural. Neste momento, em que se reconhecem algumas dificuldades, temos de ter soluções. E uma das soluções passa pela preferência de produtos regionais”.

O mercado regional representa já 18% das vendas do Vinho Madeira, mas o objectivo do Governo Regional é aumentar este valor, por forma a diminuir as importações e assim contribuir para o tecido económico.

“Este é o momento em que temos de ser regionalistas”, realçou o governante, sublinhando que o efeito financeiro do nosso consumo acaba por ser “derramado em centenas de famílias” que trabalham no sector.

Em Janeiro, entre os dias 9 e 11, o júri (composto por um sommellier, um chef, um membro da Câmara de Provadores do IVBAM, um membro da Secção da Mesa de Vinhos da ACIF e um jornalista da especialidade), deslocar-se-à a cada restaurante a fim de provar e pontuar as harmonizações.

Os restaurantes participantes são: Il Riso – Risotteria del Mondo, Beef & Wines, Il Gallo D’Oro, Les Faunes, Quinta das Vistas, Restaurante Mozart, Quinta do Furão, Restaurante Uva, Xôpana Restaurante, Quinta do Monte, Restaurante Chalet Vicente, Mania da Cozinha, Restaurante Armazém do Sal, Beerhouse, Four Views Oásis, Four Views Baía, Quinta da Casa Branca e Restaurante Beresford.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[fbshare]

Pin It on Pinterest