Fim de Ano com trânsito caótico

O Fim de Ano é o evento que concentra mais pessoas e veículos na bacia do Funchal.

Na noite de amanhã são esperadas milhares de pessoas para assistir ao espetáculo pirotécnico que vai decorrer no Funchal. “O Fim de Ano é o evento que concentra mais pessoas e veículos na bacia do Funchal. Sabemos que muita gente tenta colocar-se em melhor posição no terreno para ver o espetáculo, sendo que muitos condutores estacionam incorretamente, colocando os seus veículos em locais impróprios, pondo em risco a sua própria segurança e daqueles que os acompanham”, apontou o comissário da PSP Adelino Pimenta.

Paralelamente, aquele responsável refere que no referido evento também se verifica alguns excessos, tais como: o excesso de velocidade, o estacionamento irregular ou o excesso de álcool.

Para fazer face a estas situações, a PSP terá montado amanhã, a partir das 20h00, um policiamento no terreno – constituído por mais de uma centena de agentes, que visam a manutenção da ordem, a vigilância de pessoas e bens e a regulação do trânsito.

Em termos de condicionamento de trânsito haverá interrupções na antiga estrada regional do aeroporto (ER 101), entre a Boa Nova e a Cancela. Por sua vez, na Estrada Velha da Camacha o trânsito vai ser feito no sentido ascendente; na Estrada Conde Carvalhal, entre a Cancela e a Estrada Velha da Camacha, o trânsito far-se-à no sentido descendente.

“Em todos estes arruamentos, o trânsito vai circular de uma forma triangular. Na estrada regional vai em direção ao aeroporto; na estrada junto ao Pináculo vai descer até à Estrada Velha da Camacha; e a Estrada Velha da Camacha fica a subir”, explicou Adelino Pimenta.

O comissário da PSP acrescentou, ainda, que na Estrada Conde Carvalhal (devido à existência de um posto de lançamento de fogo no Miradouro do Pináculo) o trânsito vai ficar completamente interrompido, entre as 23h50 e as 00h20.

Por seu turno, na Estrada Velha da Camacha o trânsito no Lombo da Quinta far-se-á unicamente no sentido ascendente; na Estrada dos Marmeleiros, no miradouro do mesmo nome, o trânsito será feito no sentido descendente, exceto para os transportes públicos e táxis; na zona do Caminho do Meio, junto ao Largo do Miranda, o trânsito será feito no sentido giratório.

Já na Avenida do Mar, entre a Praça da Autonomia e a Rotunda Sá Carneiro, a circulação automóvel será proibida em ambas as faixas de rodagem (norte e sul), a partir das 20h00. Na faixa do lado norte será permitida a circulação de transportes públicos.

Na Avenida Sá Carneiro (Praça do Mar) o trânsito irá funcionar nos dois sentidos, havendo neste local um reforço policial devido ao espetáculo musical e às barracas de comes e bebes existentes naquela zona.

Paralelamente, na Avenida dos Estados Unidos da América (Nazaré) o trânsito será feito no sentido ascendente. “No molhe sul da Pontinha, por causa das regras de segurança dos portos, fica proibida a circulação automóvel e de pessoas durante todo o dia”, frisou Adelino Pimenta.

O comissário da PSP informou, também, que alguns minutos após o final do espetáculo pirotécnico a entrada da via rápida será limitada a uma faixa de trânsito (Cancela e Boa Nova).

Adelino Pimenta aproveitou também para deixar alguns conselhos, nomeadamente: as pessoas devem seguir atempadamente para os locais onde pretendem assistir ao espetáculo pirotécnico; distanciar-se dos locais de lançamento da queima do fogo; estacionar corretamente os seus veículos; evitar a condução sob o efeito de álcool; e seguir rigorosamente todas as instruções dos agentes de autoridade e do pessoal da organização.

O comissário da PSP transmitiu, igualmente, que deixar a viatura nos diversos parques e estacionamento do Funchal é uma excelente opção para a noite de passagem de ano, ao que se junta também a utilização de transportes públicos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest