PS prepara plano financeiro alternativo ao de Jardim

Partido Socialista vai apresentar aos madeirenses, na próxima semana, um plano de assistência financeiro alternativo ao do GR.

O líder do Partido Socialista da Madeira, Victor Freitas, avançou esta manhã que o partido vai apresentar no decorrer da próxima semana um plano de assistência financeiro para a Madeira que pretende ser uma alternativa à carta de intenções apresentada pelo Governo Regional no final do mês de Dezembro.

Victor Freitas adiantou ainda que pediu uma audiência, com carácter de urgência, ao ministro das Finanças, Victor Gaspar, cujo objectivo é mostrar ao governante que existem medidas mais “realistas e que não sacrificam tanto a população e as empresas madeirenses”. Os socialistas acreditam que ainda vão a tempo de alterar o rumo das negociações com o governo de Pedro Passos Coelho.

O deputado do PS referiu que as medidas apresentadas por Alberto João Jardim para corrigir as contas públicas da Região são “irrealistas, deixam os madeirenses completamente entalados e hipotecam o futuro dos cidadãos e das empresas da Região”. Desta forma, os socialistas vão apresentar um plano mais exequível que segundo Victor Freitas não condiciona o futuro dos madeirenses.

Do referido plano destacam-se o alargamento do prazo do plano de pagamento da dívida, quatro anos é muito pouco tempo para os socialistas, uma taxa de esforço suportável para Orçamento Regional e para os madeirenses e um rácio da dívida em relação ao PIB exequível.

“A intensidade das medidas aplicadas na Madeira devem ser balizada numa taxa de esforço que o orçamento da Região possa suportar e também a questão do rácio da dívida em relação ao PIB. Quando a nível nacional se pretende baixar a dívida para 60% do PIB não se percebe porque razão o senhor presidente do governo na carta de intenções propõe reduzir a dívida da Madeira num espaço de quatro anos para a 40%”, apontou o deputado socialista.

 [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest