Montanha russa

REGRESSO AO PASSADO – Crise é palavra que não é nova para a maioria dos portugueses, creio que podemos dizer, sem errarmos muito, que desde que nos conhecemos como país independente que vivemos longos períodos de grave crise económica e social. É certo que houve momentos na nossa história em que, aproveitando conjunturas assaz mais favoráveis, fomos capazes de disfarçar a nossa pobreza crónica. Entre esses períodos de ouro, que representaram um hiato nas nossas dificuldades, destaco alguns períodos dos descobrimentos (séculos XV e XVI) a ação económica e política de Sebastião José de Carvalho e Melo (século XVIII) e, mais recentemente a adesão de Portugal à CEE (século XX).

Apesar do nosso histórico de dificuldades, dá-nos a impressão que desta vez a crise é ainda mais grave que as últimas que temos vivido… para muitos de nós, com idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos, é bem provável que isso seja verdade, para os mais idosos esta será apenas mais uma crise, como tantas outras que já viveram ao longo da sua vida. A crise parece agora mais difícil de ultrapassar pois nunca o país viveu tão bem como nos últimos quarenta anos, as gerações que nasceram de 1970 em diante habituaram-se a um país mais moderno, urbano e consumista, um país que abandonou a prática da poupança e o mundo rural.

A minha geração teve acesso à educação, à informação, ao crédito, à habitação, à saúde… e pensámos todos que tudo isso resultava do progresso do país e que todas essas conquistas estavam garantidas para todas as gerações futuras, afinal, dizem-nos agora, estávamos enganados!

Esta crise vai obrigar-nos a regressar ao passado, ao empobrecimento, às gritantes diferenças sociais, onde uns estudam porque têm dinheiro e outros não o poderão fazer pela falta dele… é provável que tenhamos que perguntar aos nossos pais e aos nossos avós como conseguiam eles viver no passado, pois o que agora nos dizem é que a maioria, a esmagadora maioria do país, terá que ser pobre!

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

 

Pin It on Pinterest