Viaturas reforçam intervenção dos guardas noturnos (VÍDEO)

Guardas noturnos assumem papel fundamental na prevenção da criminalidade.

O presidente da Associação Nacional de Guardas Noturnos, Fernando Rodrigues, esteve na Região Autónoma da Madeira para a entrega de duas viaturas aos elementos da delegação regional, em virtude de uma parceria realizada com a Renault Auto Zarco.

Apesar de desempenharem um papel fundamental na prevenção da pequena criminalidade, o responsável nacional não entende as reticências de determinadas autarquias em abrirem concurso para os guardas noturnos. Uma situação que se verifica também no território continental, talvez por colidir com interesses privados.

“Isto não tem qualquer custo para as câmaras, porque são os munícipes que contribuem para o serviço, por isso não se entende que as câmaras não queiram admitir guardas-noturnos. E mais: estão a infringir a lei porque o Decreto-lei 310 diz que as câmaras têm de fazer regulamentos camarários para os guardas noturnos”.

Arlindo Nóbrega, responsável na delegação da Madeira, garante que o trabalho de proximidade desenvolvido nas áreas de atuação dos guardas acaba por ter um efeito dissuasor na prática de qualquer ilícito. “Dá uma certa segurança às pessoas, aos empresários, saber que existe alguém a vigiar a zona”.

O diretor de marketing do Grupo Camacho, Carlos Camacho, esclareceu que, após a solicitação por parte da Associação de Guardas Noturnos, procuraram oferecer o melhor produto utilitário ao melhor preço. Uma realidade que vai ao encontro da responsabilidade social da empresa.

De sublinhar que a Associação Nacional de Guardas Noturnos e respetivas delegações vivem apenas com as quotas dos sócios. Atualmente contam com cerca de 350 profissionais, cinco deles nos concelhos do Funchal e Santa Cruz, que desempenham largas vezes um papel de solidariedade social.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest