XII Congresso da CGTP elege novos dirigentes (VÍDEO)

40 delegados da Madeira participam no XII Congresso da CGTP – IN.

O XII Congresso da CGTP – IN, que decorrerá em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Janeiro, estará subordinado ao tema: Portugal desenvolvido e soberano – trabalho com direitos. Um assunto “mais do que atual”, designadamente com a entrada e imposições da Troika e o recente acordo de concertação social.

Hoje, na apresentação do programa de ação a debater entre os cerca de 1200 dirigentes, Álvaro Silva, presidente da União dos Sindicatos da Madeira, anunciou que este congresso assinala um ciclo de renovação.

A par de Carvalho da Silva, que cederá lugar a Arménio Carlos, Leonel Nunes e Assunção Bacanhim saem do Conselho Nacional da CGTP. “Serão substituídos por outros camaradas, com muita experiência. Há uma coerência no movimento sindical para dar oportunidade a outros camaradas”.

Álvaro Silva considerou que 2012 será um ano de dificuldades acrescidas para os trabalhadores madeirenses e portossantenses e, por isso, todo o empenho e compromisso na defesa dos direitos laborais. Isto apesar de reconhecer problemas na renovação dos quadros sindicais, tendo em conta que os jovens não têm contratos efetivos.

Do programa de ação constam os seguintes temas: por um Portugal desenvolvido e soberano; emprego de qualidade para assegurar o futuro; defender o Estado social garantir a universalidade dos direitos; dinamizar a contratação coletiva; fortalecer a organização sindical a todos os níveis; por uma Europa justa, solidária e democrática; e a luta dos trabalhadores e dos povos por um Mundo de paz e progresso.

“Este é um Congresso de construção e afirmação de propostas e reivindicações concretas que respondam a um processo político e a uma ofensiva sem precedentes desde o 25 de Abril de 1974, que põe em causa a democracia e a soberania do país, o crescimento e o desenvolvimento económico”.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB