Parlamentares aprendem a medir a pulsação

Deputados e funcionários da Assembleia da República aprendem a medir a pulsação.

A Associação Bate, Bate Coração está a promover uma semana de sensibilização para as arritmias cardíacas e prevenção da morte súbita, dirigida aos funcionários e deputados da Assembleia da República, no Palácio de São Bento.

No dia 26 de Janeiro, das 10h às 13h, uma equipa de profissionais de saúde da Associação Bate, Bate Coração, vai promover um rastreio às arritmias cardíacas através da medição da pulsação, uma técnica simples e rápida que ajuda a identificar problemas do ritmo cardíaco.

“Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar os deputados para a urgência de uma maior atenção às arritmias cardíacas que, se detecadas precocemente, permitem uma economia de gastos com saúde, nos internamentos, medicamentos e dias de trabalho”, sustenta Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração.

Durante a semana vai estar também patente na Assembleia da República uma exposição de desenhos infantis sobre arritmias, realizados no âmbito do projecto “Coração Tic-Tac”, uma iniciativa pioneira em Portugal que tem como objetivo sensibilizar as crianças para esta problemática.

“Consideramos que, introduzir precocemente conceitos relacionados com o ritmo cardíaco e coração saudável pode facilitar, mais tarde na idade adulta, o entendimento da necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce da doença cardíaca e das arritmias”, explica o presidente da Associação Bate, Bate Coração.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest