“Mar Adentro” visa combater o abandono escolar

Escola Cristóvão Colombo regista uma taxa de abandono escolar na ordem dos 20%.

A Escola Profissional Cristóvão Colombo regista uma taxa de abandono escolar na ordem dos 20%.

A afirmação foi proferida por António Belo, diretor daquele estabelecimento de ensino, durante a apresentação do Programa Mar Adentro, cujo objetivo principal é combater o absentismo escolar e promover um espírito saudável entre os alunos.

Ou seja, através deste programa, é estabelecida uma comparação entre as várias turmas dos cursos profissionais. E, no final de cada trimestre, a prestação das turmas é analisada e aquelas que denotem mais empenho no projeto educativo, mais presenças nas atividades, são premiadas.

António Belo falou sobre a necessidade de manter os alunos interessados e, neste contexto, a atuação dos pais na vida de escola também ganha destaque. “Criamos um sistema em que na ausência dos pais haverá penalizações”.

O secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, destacou o programa apresentado pela Escola Profissional Cristóvão Colombo. “Queria, nesta ocasião, realçar uma estratégia positiva para combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo”, disse, lembrando que o sucesso destas políticas está diretamente ligado à ação de todos os intervenientes no setor.

Trata-se de um programa pioneiro, desenvolvido por uma escola profissional, mas que poderá ser aplicado nas escolas públicas. “Na medida em que motiva os alunos a participar. Não só os alunos, mas também os encarregados de educação. Há diversos fatores que motivam o sucesso da organização escola. (…) o sucesso não se faz apenas das políticas educativas”.

A implementação não foi, no entanto, uma garantia. Mas o certo é que o governante acredita que este tipo de programas, que fomentam a competição académica, dão formação para a vida. “Os alunos devem estar preparados para enfrentar a competição”, que é cada vez mais uma marca no mercado de trabalho.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest