Governo não negoceia com Naviera Armas

O Governo Regional não vai isentar a Naviera Armas do pagamento das taxas portuárias.

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes disse hoje, à margem do Conselho de Governo, que a situação da Naviera Armas é uma questão de mercado, garantindo que o Governo Regional não vai isentar o armador espanhol do pagamento de taxas portuárias.

“Se o operador está a pedir aos seus clientes aumentos na ordem dos 30 a 40% e ainda vem pedir, através de carta, ao Governo Regional a isenção de todos os custos portuários não aceitamos de maneira nenhuma. Não haverá alteração na operação e aquilo que for comercial terá que ser tratado a esse nível”, apontou Conceição Estudante.

A governante referiu, ainda, que a Naviera Armas só contactou o Governo Regional sobre a situação em causa esta quarta-feira, mas antes já tinha contactado os seus clientes sobre a intenção de abandonar a linha da Madeira.

“Se a Naviera Armas quisesse a resposta antes teria contactado o governo, não na quarta-feira depois de ter contactado todos os seus clientes, mas antes também”, observou a secretária regional, acrescentando que a resposta será dada ao armador espanhol por carta.

Para além disso, “na carta que me foi enviada na quarta-feira em nenhum ponto se refere o fim da operação. Pede-se uma isenção total dos custos portuários, mas não se refere o fim da operação”, frisou.

A governante reiterou, ainda, que as pretensões da Naviera Armas estão fora de questão. “Todas os benefícios que nós considerávamos que eram importantes para, num primeiro momento, o inicio da operação e sua sustentabilidade enquanto tal e, num segundo momento, a sua continuidade foram dados”, indicou, acrescentando que o armador espanhol já beneficia de um corte de 50% nos custos de operacionalidade no Porto do Funchal.

Conceição Estudante transmitiu, também, que a Naviera Armas apenas transporta 10% da carga que entra na Região, acrescentando que a operação não trará grande impacto em termos de turismo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB