Município da Cultura suspenso até 2013

Não há município da cultura em 2012 por falta de verbas das autarquias e do governo.

A secretária regional da Cultura Turismo e Transportes, Conceição Estudante, avançou ao fim da tarde, à margem da cerimónia de encerramento do projeto “Machico Município da Cultura 2011”, que o município da cultura está suspenso até 2013. A governante admitiu que em 2012 não há condições para a continuidade do projecto, mas acredita que em 2013 já existam condições para preparar uma nova edição.

“Não há neste momento nenhuma candidatura. Estamos num compasso de espera e vamos aguardar. Não foi um ano fácil para que se criasse a oportunidade das autarquias se candidatarem”, considerou, acrescentando que a conjuntura provisional das autarquias e do governo não facilitou o surgimento dos projetos.

“Vamos pensar para o próximo ano. Já estaremos em condições de, com calma, fazer uma coisa bem feita”. Se fizéssemos este ano se calhar já íamos um pouco tarde e para não fazer as coisas atabalhoadamente o melhor é aguardar”, sustentou.

Estudante não disse claramente que existem falta de verbas, mas com falta de liquidez para pagar a fornecedores, farmácias, saúde e funcionários públicos o governo não podia ter dinheiro para a cultura. Resta aguardar para a próxima edição.

Sobre o “Machico Município da Cultura 2011” falou o presidente da autarquia de Machico, António Olim que fez um balanço muito positivo ao projecto e assegurou, que mesmo com menos verbas, Machico não vai deixar de apoiar a Cultura.

Neste evento estiveram também presentes o ex-secretário da Cultura, Francisco Fernandes, o diretor regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva e o ex-presidente da Câmara de Machico, Emanuel Gomes.

 [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest