Centenas no “Panelo” (VÍDEO e FOTOS)

Foram muitas as famílias e grupos de amigos que estiveram hoje no Seixal para cozinhar e degustar o tradicional “Panelo”.

Carne de porco, semilhas, batata doce e couves são os ingredientes originais do tradicional “Panelo” do Chão da Ribeira, no Seixal. Duas horas para a cozedura numa panela de 20 litros. Foi esta a receita que o senhor Manuel Mendes de Abreu usou para fazer o “Panelo” para a famílias e amigos. Ao CidadeNet Manuel Abreu explicou que o segredo do “Panelo” que faz está na carne de porco que fica dois dia a salgar e também no servir a refeição em cima de folhas de couve.

“O segredo está na carne de porco porque é ela que faz baixar a gordura para as couves. Isto tem de ser feito em camadas primeiro vai a carne, depois as semilhas e batatas e só depois a couve para não ficar demasiado cozido”, conta, acrescentando que a refeição deve ser servida em cima de folhas de couve.

Manuel Abreu convidou cerca de 60 pessoas para experimentar o “Panelo” e estava muito satisfeito com o bom tempo que se faz sentir hoje no Chão da Ribeira, sol e pouco frio.

“Isto assim é uma alegria, o tempo ajudou e agora passamos o dia inteiro aqui a comer e a beber um bom vinho”, frisa, salientando que esta tradição deve ser mantida.

Questionado sobre o facto da festa do “Panelo” estar a crescer de ano para ano Manuel Abreu refere que sim, no entanto, disse que este ano estavam menos pessoas talvez devido à crise.

“Isto está sempre a arrebentar não há quem se mexa, e este ano está um pouco mais calmo”, aponta.

Para além de Manuel Abreu foram várias as famílias e grupos de amigos que se juntaram hoje para cozinhar o “Panelo”, nos diversos palheiros espalhados pelo Chão da Ribeira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest