Campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas”

Campanha nacional deixa dicas para melhorar a postura corporal no trabalho.

As doenças que afetam a coluna e as dores de costas são uma das principais causas de ausência no trabalho.

De modo a evitar estas dores é importante haver um ajuste do ambiente de trabalho ao próprio bem-estar, com mobiliário adequado, e realizar exercícios simples durante a atividade laboral, alerta a campanha Olhe pelas Suas Costas.

Se trabalha frente ao computador, deve colocar o monitor ao nível dos olhos. Os ombros devem estar descontraídos, as costas direitas, os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos retos. A altura da cadeira deve ser regulada para que os pés possam estar bem apoiados no chão. Lembre-se que é preciso levantar-se e dar alguns passos pelo menos de duas em duas horas.

“Uma postura corporal correta em frente ao computador é a melhor maneira de prevenir dores nas costas e eventuais problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas”, explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe pelas Suas Costas.

É igualmente importante a prática de exercício físico regular pelo menos 2 a 3 vezes por semana, sendo preferencial a realização de atividades aeróbicas, tais como a marcha, corrida, bicicleta ou natação / hidroginástica.

Um estudo, realizado no âmbito desta campanha, indica que 28,4 por cento dos portugueses sentem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]


PUB