Porto Santo Golfe no ‘Top 100’ da Europa

Campo foi inaugurado em outubro de 2004.

O Porto Santo Golfe acaba de receber mais uma distinção que vem uma vez mais atestar a qualidade do campo construído pela SDPS-Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, tutelada pela Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira.

Passados mais de sete anos sobre a sua entrada no circuito europeu de campos de golfe, à medida que vai sendo conhecido, e divulgado pelo mundo, vai ganhando notoriedade e, nos últimos anos, têm sido muitos os reconhecimentos públicos pelo excelente empreendimento idealizado pelo “campeoníssimo” espanhol Severiano Ballesteros, infelizmente falecido no ano passado.

Acaba de ser divulgado no site “Top 100 Golf Courses of Europe”, o ranking que regularmente é atribuído aos campos europeus e mais uma vez o Porto Santo Golfe foi distinguido pelos especialistas, com a presença entre os 100 melhores campos de golfe do continente europeu.

Se pensarmos que a Europa tinha no final de 2011, um total de 6.753 campos de golfe, alcançar uma posição no 91º lugar, como aquele que foi agora atribuído ao campo porto-santense, é digno de realce e, mais uma vez, vem justificar o empreendimento realizado, que aos poucos vai ganhando espaço europeu, pese todas as dificuldades que são criadas ao seu normal conhecimento, sobretudo ao nível das viagens aéreas que são um entrave muito grande para a presença de mais golfistas na ilha do Porto Santo.

Só a Europa tem actualmente cerca de 4,5 milhões de golfistas federados nos diversos países, sendo que apenas cerca de 15.000 são portugueses, jogando nos 88 campos de golfe existentes no nosso país. No entanto, e apesar dos ainda poucos campos que existem em Portugal, no lote dos 100 melhores da Europa figuram nove campos portugueses neste ranking agora apresentado. Os melhores posicionados são o campo algarvio de Monte Rei (12º), depois Oitavos Dunas (19º) e Oceânico (24º).

Lembrar que, já em novembro passado a revista “Golf World”, que também atribui o ranking dos campos de golfe europeus de dois em dois anos, tinha classificado o Porto Santo Golfe entre o “TOP 100” da Europa, o que atesta da consistência destes rankings, que transmitem um valor acrescentado aos campos, ao mesmo tempo que os responsabilizam perante os seus utilizadores, que face a estas “classificações”, procuram no local testar os parâmetros mais realçados na atribuição do ranking.

Na sua apreciação ao campo, o site “TOP 100 Golf Courses Of Europe”, realça a excelência dos buracos 13, 14, 15 e 18 e termina lembrando aquilo que disse na altura da sua construção o arquitecto do projecto Seve Ballesteros, “…as características deste campo do Porto Santo, são perfeitamente capazes para o considerar como um dos melhores da Europa”. Palavras agora confirmadas pelos especialistas, infelizmente depois do desaparecimento do campeão espanhol.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

 

Pin It on Pinterest