“Vale Formoso” galardoado com prémio de arquitectura

O Centro de Dia e Lar de 3ª Idade “Vale Formoso” recebeu o Prémio de Arquitectura Cidade do Funchal 2010.

O presidente da autarquia do Funchal, Miguel Albuquerque entregou esta tarde o Prémio de Arquitectura Cidade do Funchal 2010, ao arquitecto Victor Mestre responsável pelas obras de remodelação da antiga Quinta do Vale Formoso.

Numa cerimónia simbólica que decorreu, no Lar Vale Formoso, o edil funchalense sublinhou a importância do prémio, que é atribuído desde 2006 pela Câmara do Funchal, e congratulou-se com o facto do prémio ter sido atribuído a uma instituição pública o referido galardão. O autarca sublinhou também a importância da obra ter sido orientada por Victor Mestre que para além de ser arquitecto é investigador na área do património cultural.

Este prémio de arquitectura visa valorizar a qualidade estética e funcional dos edifícios e, neste particular temos uma edifício que concilia de facto algo que é muito difícil, mas é suscetível de ser feito a conciliação da arquitectura tradicional com a modernidade e também o tradicional com a funcionalidade”, considerou, acrescentando que é com muita honra que em nome da cidade do Funchal entrega o prémio a um edifício tutelado pela secretaria dos Assuntos Sociais, que deu segundo Miguel Albuquerque, o exemplo de boas intervenções arquitectónicas.

“Acho que as intervenções nos edifícios públicos devem ser paradigmáticas, relativamente, aquilo que propomos aos cidadãos para perfilhar para a nossa comunidade”, considerou.

Já, Victor Mestre agradeceu as entidades oficiais presentes toda a disponibilidade e ajuda que lhe prestaram durante a intervenção do projecto.

“Este edifício é um momento de felicidade, mas não é uma obra de um arquitecto mas uma obra de um conjunto de pessoas que entendeu realizar este trabalho e este prémio vem reforçar este trabalho colectivo”, declarou, acrescentando que faz muito poucas obras por ano para poder se dedicar “as coisas com corpo e alma”, nomeadamente à investigação do património cultural.

O Prémio de Arquitectura Cidade do Funchal é uma iniciativa que pretende incentivar a qualidade projectual e construtiva dos edifícios e espaços públicos, que conferem ao território municipal, uma moldura física pensada e projectada, com base em elevados padrões de exigência funcional e estética.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest