Recomendações para os dias frios

IASAÚDE dá conselhos para a semana de frio que se avizinha.

Atendendo a previsão do abaixamento das temperaturas, na semana de 6 a 12 de Fevereiro o Instituto da Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM (IASAÚDE) vem lembrar através de comunicado algumas recomendações importantes a ter no referido período.

O IASAÚDE recomenda assim o uso de várias peças de roupa de algodão ou de lãs sobrepostas, luvas, gorro, meias e cachecol de forma a manter as zonas mais expostas e extremidades mais protegidas.

Evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura, usar um creme hidratante para a pele e para os lábios, manter-se sempre que possível em movimento. Se estiver em casa parado deve fazer movimentos com os dedos, braços e pernas para evitar o arrefecimento do corpo.

Relativamente à casa as recomendações são para que os cidadão protejam as frestas das portas e janelas e antes de dormir verificar se os equipamentos de aquecimento foram apagados ou desligados.

Já, ao nível da alimentação é sugerido que se escolham alimentos que ajudem a aquecer, em cinco ou seis refeições diárias, nomeadamente sopas e caldos, bebidas quentes como chá e leite, legumes cozidos, frutas frescas, cereais, leguminosas e frutos secos. Um das recomendações feitas no comunicado do IASAÚDE prende-se com o facto de não ingerir bebidas alcoólicas que proporcionam uma falsa sensação de calor.

Numa nota final refere ainda que seja dada especial atenção por parte de familiares ou amigos de pessoas idosas e de pessoas que vivam sozinhas para que estas sejam contactadas com regularidade.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest