Cantar às Estrelas cumpre-se em Ponta Delgada

Câmara Municipal de Ponta Delgada retoma tradição.

Berta Cabral congratulou-se com o envolvimento das crianças de Ponta Delgada no retomar da tradição do “Cantar às Estrelas”, no concelho.

A autarca recebeu cerca de 70 crianças das 28 salas dos ATL de Ponta Delgada que, orientadas pelas suas monitoras, cantaram várias quadras da sua autoria em homenagem às estrelas, uma tradição micaelense que encerra as festividades de Natal.

Quando a Câmara Municipal de Ponta Delgada retomou esta tradição do Cantar às Estrelas (2002) não havia ATL no concelho. A sua participação é mais ou menos recente e acontece porque há uma cooperação intergeracional”, afirmou a Presidente em declarações à comunicação social.

Berta Cabral não escondeu que os ATL de Ponta Delgada, hoje com mais de 600 crianças aos seus cuidados são a “menina dos olhos” da obra camarária em prol das pessoas. “Os ATL vieram apoiar as famílias, as mulheres que ficam com mais tempo disponível para trabalhar, porque estes espaços funcionam nas escolas no período após as aulas. São (os ATL) uma das respostas mais prementes de conciliação da vida familiar com a vida profissional”.

Sobre a tradição que envolveu dezenas de crianças em representação dos ATL das suas freguesias, Berta Cabral salientou a importância de se manter “um trabalho em rede” entre os vários atelieres da Câmara de Ponta Delgada, quando se trata de passar saberes, valores e tradições que marcam a identidade do concelho e dos próprios Açores.

Esta manifestação, hoje, na Câmara Municipal, é o culminar de semanas de ensaios que as crianças experimentaram com muita vivência da tradição”, disse a Presidente.

À Câmara Municipal as crianças dos ATL entregaram um cesto com pão e doces. Presentes trouxeram, também, as crianças do Conservatório Regional de Ponta Delgada que se fizeram acompanhar de familiares nesta “visita de estrelas” aos Paços do Concelho da Câmara Municipal por onde passou o maior número de sempre de grupos que cantaram a tradição (500 pessoas) desde que esta foi retomada em 2002.

Refira-se que a Câmara recebeu o Grupo de Cantares dos Cursos Livres da Universidade dos Açores, o Grupo de Cantares às Estrelas da Escola de Violas da Relva, o Grupo de Cantares às Estrelas das Feteiras, o Grupo Folclórico Ilha Verde, o Grupo de Cantares às Estrelas da Covoada, o Grupo de Cantares às Estrelas dos Ginetes, o Grupo de Cantares às Estrelas da Fajã de Baixo, o Grupo Folclórico dos Arrifes e o Grupo de Cantares às Estrelas de S. José.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest