Adolescentes do meio rural são mais sedentários

Conclusão nasce de um estudo realizado por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC).

Os adolescentes que vivem em meio rural são mais sedentários e passam mais horas em frente ao televisor do que os adolescentes de proveniência urbana, mas, em contrapartida, apresentam um nível superior de aptidão cardiorespiratória. A conclusão é de um estudo realizado por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC).

“Comportamento sedentário e dispêndio energético: influência de fatores biológicos, sociais e geográficos” procurou avaliar o dispêndio energético diário (atividade física) e o sedentarismo, em meio milhar de adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.

Outras conclusões da investigação, que teve a colaboração de investigadores internacionais, mostram que o nível de sedentarismo nos adolescentes aumenta significativamente ao fim de semana, em ambos os sexos.

Durante os dias de semana, o período pós-escolar manifesta-se desqualificado do ponto vista dos hábitos saudáveis e numa perspetiva de saúde pública, onde particularmente os adolescentes do género feminino se revelam mais inativos e sedentários, optando por eventos de caráter social associados a um diminuído dispêndio energético.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), este estudo apela para «uma mudança de paradigma sobre a obesidade» porque, explica o coordenador, Aristides Machado-Rodrigues, «a etiologia da obesidade é multifatorial».

Este estudo contribui para a definição de programas de intervenção na promoção de estilos de vida ativos com o objetivo de diminuir o lazer sedentário na adolescência, invertendo a tendência verificada nas últimas décadas sobretudo nos países do sul da Europa».

Nesta pesquisa os investigadores utilizaram um desenho experimental multimétodo, recorrendo a uma técnica de self report (um diário de atividade física) e sensores de movimento para a monitorização do dispêndio energético diário.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest