‘Carnaval genuíno’ é em Santana

Como já é tradição, a Festa dos Compadres marca o arranque oficial do Carnaval na Madeira.

A abertura da Festa dos Compadres teve início hoje, pelas 12h00, com o lançamento de fogo. Porém, o ponto alto daquelas festividades será no próximo fim de semana, através do Cortejo Folião (sábado pelas 16h00) e do “Julgamento dos Compadres” (domingo a partir das 16h30).

“Esta é a edição que mais participantes tem desde que nos lembramos. Temos cerca de 1500 figurantes que irão desfilar pelas artérias principais da cidade de Santana no sábado e no domingo”, destacou ao Cidade Net o presidente da Câmara Municipal de Santana.

Como não poderia deixar de ser, as festividades deste ano têm como tema central “Santana – Reserva Mundial da Biosfera”, o qual irá motivar a criatividade dos participantes nos dois cortejos agendados.

“Todos os grupos participantes estiveram a se esmerar para  apresentar aquilo que para eles é o melhor da Biosfera. Portanto, vamos ter de certeza muita cor, muita tradição, muita história, muita cultura  e muita educação, facto que nos leva a ter expectativas muito positivas”, frisou Rui Moisés.

No presente ano, foram investidos na Festa dos Compadres cerca de 15 mil euros. O autarca de Santana considera que é um valor simbólico, lembrando que se trata do mais importante cartaz turístico do concelho.

“Este é um cartaz muito específico. Os turistas gostam muito de ver este evento, o qual é muito diferente do Carnaval brasileiro, daquele Carnaval que é igual em todo o lado, mas que em Santana é genuíno. É uma mostra de cultura, de tradição, das vivências das pessoas, do quotidiano rural e também da história do povo de Santana”, observou Rui Moisés.

Aquele responsável referiu, também, que a Festa dos Compadres é importante para a economia do concelho. “É fundamental para o comércio e para a nossa cidade este evento. Trata-se do maior  evento do município e o mais genuíno de todos. Como tal acreditamos que, nos dias 11 e 12 de Fevereiro, a área comercial terá boas oportunidades de negócio”, apontou.

O edil destacou, igualmente, que para além da animação, o evento vai contar com aquilo que de melhor se faz a nível de gastronomia, existindo diversos locais de comes e bebes.

“Há gastronomia para todos os gostos. A restauração está preparada para receber da melhor forma todos aqueles que cá vierem. O tempo está propício a pratos próprios da época, tal como o Cozido à Portuguesa”, defendeu Rui Moisés.

Programa da Festa dos Compadres:
Dia 9
12h00 – Abertura das festividades / lançamento de fogo
20h00 – “Quinta das Comadres”
Dia 11
16h00 – Cortejo Folião
18h00 – Animação com as “Amigas da Pequenada”
19h00 – Grupo de Dança 100% Jovem, Grupo de Dança Nova Geração, Grupo de Dança Casa do Povo da Ilha, Grupo de Dança da EB2/3 de São Jorge
21h00 – Baile da Comadre e do Compadre
Dia 12
11h00 – Músicas do Arco-da-Velha
15h00 – Cortejo Etnográfico
16h30 – Julgamento dos Compadres
19h00 – Animação carnavalesca com “Os Lordes”
Dia 16
12h00 – Lançamento de fogo
20h00 – “Quinta dos Compadres”

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest