‘Compadres’ juntaram ‘mar de gente’ (FOTOS)

Foram milhares as pessoas que se deslocaram esta tarde à cidade de Santana.

O sol deu o ar da sua graça, facto que em muito contribuiu para que milhares de madeirenses e turistas fossem à cidade de Santana para participarem na tradicional Festa dos Compadres, que este ano tem como tema central “Santana – Reserva Mundial da Biosfera”.

Aliás, foi precisamente o referido tema que serviu de inspiração para o Cortejo Etnográfico que juntou cerca de 300 figurantes e 10 viaturas. O Festival da Truta/Rota da Sidra, o linho, a “taberna antiga” e os miradouros foram algumas das temáticas apresentadas no desfile.

O cortejo foi aplaudido pelo público, que ficou satisfeito por ver os ‘retratos’ trazidos pelas centenas de participantes, oriundos de várias instituições culturais e recreativas, que desfilaram pelas principais artérias da cidade.

Um dos pontos altos, e sempre muito aguardado pelos presentes, foi a “Sentença dos Compadres”. A ‘troika’, o ‘buraco financeiro’ da Madeira, o novo acordo ortográfico, o abandono do Naviera Armas, a chanceler alemã Angela Merkel, o deputado do PTP José Manuel Coelho, o aterro do Funchal e a Marina do Lugar de Baixo foram alguns dos temas alvo de sátira e que fizeram ‘saltar’ gargalhadas a todos os presentes.

No final do julgamento, não faltou uma versão adaptada da música “Ai se eu te pego (Assim você me mata)”, do artista Michel Teló.

A sentença culminou com a habitual ‘queima do compadre e da comadre’.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB