Centro Comunitário de Santo Amaro tem novas valências

Associação de Desenvolvimento Comunitário responde a casos de pobreza envergonhada.

A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal inaugurou hoje as obras de remodelação do Centro Comunitário de Santo Amaro. Ao todo a associação oferece à população seis espaços.

As novas valências, através de uma parceria com a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, pretendem dar resposta à pobreza envergonhada. “Não temos números, nem isso nos interessa, interessa sim apoiar as famílias mais carenciadas”. Serão pessoas inventariadas pelas associações que, de forma anónima, poderão obter bens de primeira necessidade.

Por outro lado, além das atividades direcionadas para os jovens e os menos jovens, o Centro Comunitário de Santo Amaro vai funcionar também como sala de ensaios para a Associação Dançando com a Diferença, que em contrapartida vai ceder professores para o ensino de dança contemporânea aos utentes.

“Este é um espaço que tem de ser rentabilizado. Foi feito com o apoio de mecenas, com apoios privados, e não pode estar um minuto parado”, referiu Ricardo Silva, presidente da referida associação.

A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal desenvolve um programa anual com 300 mil euros, sendo que 200 mil euros são suportados pelo Governo Regional e respetivos organismos regionais.

O presidente do Governo, Alberto João Jardim, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, destacaram o trabalho voluntário desenvolvido junto da população madeirense, com a certeza de que, apesar das dificuldades que se avizinham, vamos saber dar a volta por cima.

O autarca acrescentou mesmo que “a situação de vulnerabilidade de certas camadas da população, não é uma situação dos dias de hoje, é algo que é uma constante mesmo em tempos de prosperidade”. E, por isso, a importância destas associações, que através dos seus voluntários trabalham em prol dos outros.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fbshare type=”button”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

Pin It on Pinterest