Pessoas ‘abusam’ do consumo de antibióticos

Muitas pessoas recorrem ao consumo de antibióticos sem terem necessidade.

Decorreu esta tarde, na Câmara Municipal do Funchal, o V Colóquio sobre a “Campanha Nacional Pelo Uso Racional de Antibióticos e Pela Prevenção da Resistência Bacteriana”. Trata-se de uma iniciativa do Município do Funchal em parceria com a Associação Vida.

“Esta campanha de sensibilização, dirigida a idosos e envolvendo também os jovens, tem como objetivo fulcral reunir diferentes atores locais, que podem envolver-se neste processo de mudança contra o uso irracional de medicamentos. A resistência das bactérias aos antibióticos é um problema de saúde pública. Atualmente, o uso excessivo destas drogas é a principal razão para o aparecimento de bactérias resistentes”, frisou Teresa Almeida Pinto.

“Vamos promover nas escolas um concurso de recolha de textos, fotografias, áudio e vídeo com o objetivo de retratar um exemplo positivo de como contribuir para quebrar este ciclo, quase vicioso, de que os microrganismos continuam a ser resistentes aos antibióticos”, complementou a presidente da Associação Vida.

Aquela responsável destacou, também, que o papel dos pacientes, enquanto consumidores, é cada vez mais importante. “Eles precisam de ter acesso à informação e ao conhecimento para reduzir as suas expectativas face ao uso de antibióticos e não enveredar pela auto-medicação, como prática corrente”, apontou.

Por sua vez Margarida Câmara deixou a mensagem de que “os antibióticos são um bem muito precioso que devem ser muito protegidos”, sendo que as pessoas só devem utilizá-los quando estão doentes.

A médica da Comissão de Farmácia e Terapêutica do SESARAM alertou, também, que as pessoas devem seguir as recomendações dadas pelo seu médico. “Há muito abuso no consumo de antibióticos. Muitas vezes as pessoas confundem uma infeção bacteriana com uma infeção virica. Por exemplo uma simples gripe faz com que muitas das vezes os nossos cidadãos recorram às farmácias à procura de antibióticos”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest