Poder local tem sido exemplar no combate à exclusão social

Funchal merece destaque pelas políticas desenvolvidas no envelhecimento ativo.

O concelho do Funchal é um bom exemplo do trabalho que tem sido realizado no combate à exclusão social, disse hoje o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa.

Durante a sessão de abertura do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade, que decorreu na Câmara Municipal do Funchal, o governante mostrou disponibilidade para abraçar novos desafios nas regiões autónomas.

“Em conjunto quer com o Governo Regional da Madeira, quer com a Câmara Municipal do Funchal e todos os municípios e freguesias desta região autónoma, estamos completamente disponíveis para trabalhar em conjunto pelas pessoas que, olhando à conjuntura económica e social que atravessa o país, precisam de um olhar mais atento”.

Marco António Costa realçou também o trabalho dinamizado pela República, concretamente o Programa de Emergência Social e o Plano de Emergência Alimentar. Contrariando uma política de desresponsabilização da sociedade, um caminho que denominou de “perigoso”, apelou à consciencialização de todas as pessoas para a cooperação.

Miguel Albuquerque sublinhou mesmo que uma civilização avançada não é uma “civilização que exibe dinheiro”, mas sim uma civilização que promove políticas concretas para apoiar os jovens e a população envelhecida.

E, neste contexto, o Funchal é hoje uma cidade amiga dos idosos, com centros comunitários e atividades diversas para o envelhecimento ativo. “A nossa Câmara tem um trabalho feito nesta área muito importante”.

A cerimónia de abertura do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade contou ainda com a presença do Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, que sublinhou o esforço do Serviço Regional de Saúde para assegurar o mínimo de condições à população mais envelhecida.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest