Gaula promove Festa da Amora

A Junta de Freguesia de Gaula vai organizar, no próximo mês de Setembro, a 1.ª edição da Festa da Amora e da Doçaria Tradicional.

Ainda não estão definidos os dias em que se realizará o evento. Neste momento, estamos a remeter ofícios à Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais no sentido de se estudar a possibilidade de haver parcerias, tal como existem para outras freguesias da Região”, apontou Élvio Sousa.

O presidente da Junta de Freguesia de Gaula avançou, ainda, que ao longo de dois anos já foram plantadas cerca de 500 amoreiras naquela localidade. “O objectivo foi suscitar a oportunidade de haver fruto e, por sua vez, permitir a confeção de licor e de doçaria”, sublinhou.

Élvio Sousa falava hoje, ao início da tarde, à margem de uma cerimónia de plantação de uma Amoreira (Morus nigra), junto ao edifício sede da Junta de Freguesia de Gaula. O referido exemplar foi cedido pelo Rotary Club de Machico – Santa Cruz.

Esta iniciativa já existe há muito tempo, sendo que todos os anos plantamos uma árvore dentro dos concelhos onde desenvolvemos a nossa ação – Machico e Santa Cruz. O único local que faltava realizar esta atividade era em Gaula. A árvore representa a amizade, ou seja, é uma forma de contacto direto com a população onde fazemos a intervenção social”, explicou Mariana Afonso, presidente do Rotary Club de Machico – Santa Cruz.

Recorde-se que a amoreira tem grande tradição em Gaula, estando ligada a uma lenda. Registe-se, ainda, que o brasão da freguesia ostenta uma imagem de uma amoreira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest