“Madeira Cultura”

A série televisiva, coordenada pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, envolve um conjunto de entrevistas e testemunhos de mais de quarenta pessoas ligadas à cultura.

A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, no âmbito da promoção da VI Conferência Anual do Turismo, lançou ontem a série televisiva “Madeira Cultura”, que envolve um conjunto de entrevistas e testemunhos de mais de quarenta pessoas ligadas à cultura, tudo, sistematizado em 31 episódios.

A série será transmitida de segunda a sexta-feira, após o telejornal das 21h00, tendo, cada episódio, a duração de seis minutos. Com a coordenação da DRM, a série é uma produção de Natércia Xavier, com realização de Filipe Ferraz.

Na opinião da Delegação Regional da Ordem dos Economistas, este trabalho constitui um sério e decisivo contributo da cultura para o turismo, pois esteve sempre presente, em cada uma das entrevistas, o propósito de estabelecer uma relação de causa / efeito da cultura para o turismo, acrescentando e reforçando que o mesmo não tem por objectivo descrever a natureza das actividades culturais desenvolvidas na Madeira, mas sim referenciar o potencial de activos culturais existentes na Região para se constituírem como produtos turísticos fruto da sua ligação, dinâmica e serviços ligados à actividade turística.

Procurando objectividade naquele propósito, cada episódio conclui e resume as ideias principais dos entrevistados e deixa importantes reflexões que trazem ao de cima tudo aquilo que a Madeira dispõe e a forma como pode reforçar a oferta turística regional.

São mais de duzentas e vinte ideias, sugestões e reflexões de todos os quadrantes, de todas as sensibilidades e interesses. Algumas das sugestões são comuns a várias áreas da cultura, o que reforça a relevância das mesmas, ganhando propriedade na intenção de contribuir numa evolução que se pretende duradoura e natural, envolvendo a dimensão cultural no conceito diferenciado da oferta da Madeira.

Outra mensagem forte é a de que a cultura está presente em tudo e que a mesma pode ser tratada pelas mais diversas profissões. Este envolvimento revela isso mesmo. São os economistas da Madeira a abordar a cultura e a rever na mesma um potencial económico de relevância maior.

Uma iniciativa de economistas que envolveu as mais diversas personalidades ligadas a qualquer das actividades da cultura, da Região e de fora dela, encontrando-se, entre elas, empresários, padres, promotores, programadores e agentes culturais, ensaístas, dirigentes, professores universitários, artistas, historiadores, chefes de cozinha, autarcas, artesãos, escultores, enólogos, decoradores, entre outros.

A multidisciplinaridade conseguida é uma das expressões que garante a  grande amplitude que esta série encerra e por isso, considera a Ordem dos Economistas, uma contribuição de toda a sociedade para toda a sociedade.

A DRM entende, ainda, que esta oportunidade constitui uma importante ocasião para enaltecer, publicamente, os apoios que tem recolhido junto dos patrocinadores, a quem reserva espaço de visibilidade em cada um dos trinta e um momentos televisivos, procurando corresponder ao esforço de cada um, num contexto económico difícil, o que, por si só, faz de cada apoio um motivo de redobrado reconhecimento.

No amplo programa previsto para este ano, pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, em torno do tema da cultura, e logo após a emissão desta série, ocorrerá a VI Conferência Anual do Turismo, no próximo dia 04 de Maio, no Centro de Congressos da Madeira, e que antecede outras iniciativas cuja realização está prevista para depois do Verão.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest