Parques tecnológicos devem ser “porta-aviões do conhecimento”

Integrar o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel na Associação Internacional de Parques Tecnológicos, para credibilizar a infraestrutura.

José Contente, que falava na cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação com o PortusPark e o TecMaia para a implementação e dinamização do NONAGON, frisou a importância da ligação em rede com outros parques tecnológicos porque contribuem para a dinamização, impulso de novas ideias de negócio e partilha de recursos técnicos e científicos.

O Secretário Regional considerou que o Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel, além das respetivas valências, “tem um significado fundamental para o futuro da Região. Precisamos de ligar cada vez mais o investimento a resultados e ligar a investigação ao contexto empresarial de modo a que haja retorno do investimento”. O governante entende que este deve ser o princípio fundamental do NONAGON, enquanto infraestrutura que integra empresas, de um modo moderno e avançado, com a finalidade de garantirem “mais-valias para os Açores, através da sua atividade e do espírito de risco, de mudança e empreendedorismo”.

José Contente apelou às empresas, aos poderes públicos e ao mundo da investigação para que “estejam irmanados” para que o trabalho desenvolvido seja útil à sociedade, garanta novas oportunidades de negócios aos Açores com resultados palpáveis, porque, afirmou, “só assim é que faz sentido que o investimento público seja direcionado para áreas emergentes como a ciência e a tecnologia. É, também, com resultados concretos que os açorianos vão acreditar que valeu a pena este investimento”.

O governante anunciou, a propósito, que o novo Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, publicado hoje, criou um novo sistema de incentivos que apoia fortemente a investigação científica dirigida para o contexto empresarial.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest