Açores com Centro de Formação Aeronáutica

Foi hoje lançada a primeira pedra do futuro Centro de Formação Aeronáutica dos Açores em Santa Maria.

O futuro Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, cuja construção começou hoje na ilha de Santa Maria, vai permitir “a formação de pilotos, desde a fase de voo base até à obtenção da Licença de Piloto de Linha Aérea para os aparelhos Airbus 320 e 310”, anunciou hoje o Secretário Regional da Economia, revelando que “essa área de intervenção do Centro inicia-se já no período entre 15 de Abril e 15 de Maio próximos com a realização de 5 voos base contratualizados com a Flight Simulation Company, entidade holandesa que forma pilotos, bem como no período entre 26 de Maio e 10 de Junho com a realização de voos base contratualizados com o português Instituto de Formação Aeronáutica”.

Vasco Cordeiro discursava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do futuro Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, deixou também um repto à Universidade dos Açores para que se junte ao trabalho que está a ser desenvolvido em Santa Maria nesta área de forma “a desencadear o processo que leve a que, também aqui, possa ser obtida a formatura de grau superior em Ciências Aeronáuticas”.

O Secretário Regional da Economia explicou que “esta começou por ser uma estrutura cujo âmbito se circunscrevia à formação de tripulantes de cabine e pessoal de terra do Grupo SATA” tendo posteriormente sido transformada “num projeto mais ambicioso nos seus objetivos, mais amplo nas áreas que versa, e mais fértil nos seus resultados para a ilha de Santa Maria e para os Açores e que consiste num Centro de Formação Aeronáutica o qual, para além das valências anteriormente previstas, passa também a prever a formação de pilotos”, referiu.

Para o governante, a cerimónia de hoje revestiu-se, por isso, “de grande simbolismo” por se realizar numa ilha intimamente ligada às atividades aeronáuticas e por permitir “aproveitar o potencial que Santa Maria tem, desde logo ao nível da pista existente e de um conjunto de serviços de assistência ao transporte aéreo”. “Este não é, pois, um investimento para honrar ou homenagear o passado de Santa Maria. Esta aposta do Governo dos Açores é, sim, para ganhar o futuro para Santa Maria e para a dinamização da economia local”, considerou.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

 

Pin It on Pinterest