Importância da pesca em debate

Está a decorrer em S. Miguel, hoje e amanhã, o seminário “A Valorização do Pescado dos Açores”.

Luísa Schanderl, Secretária Regional da Economia, que falava na sessão de abertura deste seminário considerou que a ligação entre os setores das Pescas e do turismo “é cada vez mais relevante como contributo para o desenvolvimento da nossa Região”.

Na ocasião, a governante destacou a estratégia que o Governo dos Açores têm vindo a seguir ao nível da sua promoção no exterior de forma que “a qualidade ambiental dos Açores e a sua imagem como Região associada à Natureza ajude também a que os produtos regionais sejam conhecidos e procurados no exterior”.

Luísa Schanderl recordou as alterações que o Governo dos Açores tem vindo a introduzir nos sistemas de incentivos, precisamente com o objetivo de reforçar a capacidade exportadora da Região ou de ajudar as empresas a enfrentar os desafios atuais.

A Secretária Regional da Economia salientou, entre diversas medidas, “as alterações introduzidas nos apoios à promoção dos produtos açorianos e o programa ‘Qualidade Segura, destinado ao apoio à implementação de programas de higiene e segurança´”, acrescentando que “estes programas revelam a importância que a Secretaria Regional da Economia tem atribuído ao cumprimento do leque normativo referente às regras de higiene e segurança alimentar, sobretudo nos setores regionais considerados estratégicos, nomeadamente o turismo, a restauração e indústria alimentar e a aposta na qualificação dos recursos humanos, na qualidade dos bens e serviços produzidos e na inovação, enquanto fatores determinantes para aumentar a produtividade e a competitividade das empresas regionais”.

Esta manhã a importância do peixe numa alimentação saudável foi outro dos temas abordados, amanhã serão debatidos temas relacionados com a qualidade, sustentabilidade e estratégias de marketing e promoção.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest