Madeirenses interessados no Brasil

Têm chegado ao consulado do Brasil muitos pedidos de informação de madeirenses que querem emigrar para aquele país.

“Neste momento, atendemos tantas pessoas com pedidos de vistos, de passaportes e de documentos como pedidos de informação. Há muita gente a pedir informação com possibilidade de ir trabalhar para o Brasil, com intenção de formar empresa no Brasil”, apontou João Paredes, hoje após uma audiência como o Representante da República para a Madeira.

O cônsul honorário do Brasil no Funchal referiu, ainda, que muitos quadros superiores já emigraram para aquele país. “Alguns arquitetos, engenheiros, empresas de construção estão neste momento já no Brasil”, transmitiu, acrescentando que os quadros na área da construção civil estão a ser muito requisitados.

João Paredes disse, ainda, que não é fácil iniciar atividade no Brasil, dado que o país condiciona a entrada de estrangeiros. “Quem quiser emigrar para o Brasil tem de ter algum apoio local, como por exemplo de uma empresa que esteja na disposição de empregar. Partir para a aventura para o Brasil é coisa que não aconselho”, alertou.

O cônsul do Brasil transmitiu, também, que os brasileiros continuam a imigrar para Portugal, registando-se um crescimento de 2% ao ano. “Os brasileiros não pretendem voltar para o seu país de origem, uma vez que conseguem obter em Portugal uma melhor qualidade de vida”, sublinhou, referindo também que na Região há cerca de 2100 cidadãos brasileiros, sendo que 800 já têm dupla nacionalidade.

João Paredes defendeu, ainda, que o Brasil poderá ajudar Portugal a sair da atual conjuntura económica. “O Brasil poderá ter um papel importantes a nível de investimento estrangeiro. Já há um trabalho de intercâmbio comercial entre o Brasil e Portugal, com bons resultados já no continente. Esperemos que na Região haja também boas oportunidades de negócio, ou seja, que os brasileiros encarem a Madeira como um bom parceiro comercial”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB