Futuro dos madeirenses ’em jogo’

O PS denuncia que a solução encontrada pelo Governo Regional para resolver os problemas financeiros da Madeira “está a revelar-se um fracasso”.

“O governo encontrou uma solução baseada em duas variáveis muito fortes, todas elas a passar  pelo bolso dos madeirenses, os quais vão pagar aquilo que são os erros do PSD e do dr. Jardim. Essas soluções passaram, por exemplo, por um aumento de impostos brutal que deveria crescer 126 milhões de euros em 2012 (aumento de 20% ao longo de 2012 face a 2011)”, apontou Carlos Pereira, hoje em conferência de imprensa.

Porém, o líder da bancada parlamentar do PS aponta que a referida solução está “a falhar redondamente”, razão pela qual o presidente do Governo Regional deve prestar explicações. “A Direção Geral de Orçamento na sua última síntese de gestão orçamental, publicada em Abril de 2012, sobre as administrações regionais diz que: ‘ambas as regiões autónomas registaram quebras nessas rubricas – transferências decorrentes da administração central e receita fiscal, tendo sido essa redução mais acentuada na Madeira com menos 15,1% de redução no que diz respeito  às transferências decorrentes da administração central e 19,4% na receita fiscal”, transmitiu.

Carlos Pereira acrescentou, ainda, que a despesa efetiva na Madeira apresentou uma diminuição de apenas 13,2% em relação a 2011. “A solução do dr. Jardim implicava uma redução da despesa na ordem dos 40%”, recordou.

O socialista lembrou, ainda, que o plano de ajustamento financeiro assinado com o Governo da República “tem uma mensagem muito clara” para o Governo Regional. “Se o governo não cumprir com aquilo que está previsto em termos de programa é obrigado a tomar mais medidas. Portanto, aqui está mais um repto que é preciso fazer ao dr. Jardim e ao PSD. É preciso que  ele venha explicar o que é que vai fazer perante esta catástrofe do ponto de vista de execução orçamental que coloca uma guilhotina em cima da cabeça dos madeirenses”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest