Madeira recebe Campeonato Nacional de Vela Adaptada [VÍDEO]

Evento desportivo, organizado pelo Clube Naval do Funchal, arranca a 7 de Junho.

A Região Autónoma da Madeira vai receber, pela primeira vez, nos dias 7, 8 e 9 de Junho, o Campeonato Nacional de Acess 2012. São esperados cerca de 20 atletas de 5 clubes desportivos, um dos quais o Clube Naval do Funchal.

Hoje à tarde, na apresentação pública do evento, Mafalda Freitas, presidente do Clube Naval, agradeceu o apoio da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, assim como de outras entidades, como a Câmara Municipal do Funchal, a Associação Regional de Vela ou a delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes.

“Só com o contributo de todos conseguimos realizar, pela primeira vez, um campeonato nacional desta classe”, disse, destacando também o empenho do clube e dos vários atletas para a concretização das atividades.

Refira-se que o Clube Naval do Funchal adquiriu, em 2008, as primeiras quatro embarcações Acess. Um número que foi duplicado em 2010. “Hoje temos 8 embarcações para dar apoio a estes velejadores especiais (…) e, apesar da crise económica que atravessamos, é para nós um orgulho organizarmos este campeonato nacional”.

Jaime Freitas, secretário regional de Educação e Recursos Humanos, disse trata-se de um evento que engrandece a modalidade a nível nacional, mas também as capacidades do clube madeirense. “Sendo este um campeonato dirigido a pessoas portadoras de necessidades especiais, é com alegria que vejo a concretização de um direito de todos os cidadãos portuguesas, que é o direito de ter acesso à prática desportiva”.

No dia 7, pelas 18h30, terá lugar a cerimónia de abertura do Campeonato Nacional de Acess 2012 e Madeira de Honra na Câmara Municipal do Funchal. Segue-se, no dia 8, uma conferência subordinada ao tema “Desporto Aquático Sem Limites” e, por fim, o encerramento do evento e entrega de prémios, no dia 9 de Junho.

O Campeonato Nacional de Vela Adaptada vai decorrer, nos dias acima referidos, no Posto Náutico de São Lázaro. Um espaço que será vedado ao trânsito automóvel e contará com barracas com artigos e gastronomia regional.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”][twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB