Programa “Entre Mares”

O programa “Entre Mares” volta a realizar-se este ano em toda a Região, entre o Dia Europeu do Mar, 20 de Maio, e o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de Junho. 

Este programa é dinamizado pelo Governo dos Açores e integra atividades geradas pela sociedade em geral, incluindo autarquias, organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas e outras.

Este ano, o tema central do programa é “Lixo Zero no Mar” e os objetivos centrais são reduzir a carga poluente existente no oceano e na orla costeira e minimizar as suas origens, isto para além de, como habitualmente, a sensibilização transversal para o meio marinho.

Ao longo de 2012 haverá dezenas de atividades espalhadas por todas as ilhas do arquipélago, como por exemplo, saídas marítimas para observação de cetáceos ou simples passeio, trilhos de reconhecimento costeiro, palestras diversas, limpezas costeiras e subaquáticas.

Na Ilha de Santa Maria é particularmente curiosa a realização, em colaboração com o Clube Naval de Santa Maria e a Capitania do Porto de Vila do Porto, de uma regata ecológica com a utilização de materiais reutilizados na construção das embarcações. Já na Ilha Terceira, com organização da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores e da Junta de Freguesia de São Mateus, serão realizadas visitas de estudo a uma embarcação de pesca-turismo.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB